Superando as dificuldades na escrita de artigos científicos

Escrito por: João Pedro Monteiro Pajaro

4 de setembro de 2023

5 dicas eficazes para superar as dificuldades na escrita de artigos científicos

Seja por falta de tempo, seja por falta de material, melhorar a escrita em inglês pode ser bem mais difícil do que parece. No entanto, existem alguns aspectos da escrita científica que, quando aprimorados, melhoram muito sua habilidade de escrever usando o inglês científico:

  1. Mudar a mentalidade: O inglês acadêmico se difere muito do português acadêmico. Não se deve escrever um artigo em inglês com as mesmas estruturas frasais do português. Se você estiver escrevendo seu artigo em inglês, tente pensar como falantes do inglês.

  2. Ler artigos em inglês: Ao se acostumar com as estruturas frasais utilizadas em inglês, você se sentirá mais preparado(a) para escrever seu próprio artigo! Portanto, ler artigos acadêmicos em inglês ajudará você a se familiarizar com o vocabulário técnico e as estruturas frasais utilizadas em inglês.

  3. Evitar ambiguidade: Caso alguma ideia esteja ambígua em algum trecho de seu artigo, essa ideia deve ser re-escrita. É importante se atentar a pronomes em geral, pois às vezes não está claro a que eles se referem. Por exemplo, em uma frase como “The survey and the experiment yielded different results, so we preferred to use its data instead.” Nessa frase, não está claro qual sujeito o pronome possessivo “its” retoma, então o período deve ser re-escrito.

  4. Usar a voz ativa: Sempre que for possível, utilize a voz ativa seguindo a ordem direta da frase, i.e. sujeito – verbo – complemento. Em inglês, inversões de períodos podem causar muito mais confusão que em português e, por isso, elas devem ser evitadas.

  5. Optar por frases curtas: Não tenha medo de colocar um ponto final no fim de suas ideias. Em inglês, prefere-se sempre frases curtas às longas, diferentemente do português. Frases curtas facilitam a compreensão do texto, uma vez que é mais difícil se perder no meio da frase.

Gostou dessas dicas? Temos várias dicas como essa no nosso perfil do Instagram, então siga-nos e não perca nenhum conteúdo!