Observe a seguinte frase:
Nesse exemplo, quem congelou imediatamente: a água ou a substância? Claro que é difícil analisar uma frase fora de um contexto, mas mesmo assim não é desejável apresentar ambiguidades assim em um artigo científico. Por isso, trouxemos algumas dicas para eliminar ambiguidades da sua escrita, mesmo que ela fique um pouco repetitiva. Lembre-se: é melhor ter um artigo repetitivo do que apresentar inúmeras ambiguidades em seu texto.
No exemplo acima, não fica claro se o uso das células-tronco ou dos ratos é possibilitado por esse procedimento. Pelo contexto, é mais viável pensar que o uso das células é possibilitado, então poderíamos reescrever a frase da seguinte forma:
Nesse caso, que animal estava voando quando a ação ocorreu? Ou os dois estavam voando? É melhor reformular a frase para passar apenas uma informação ao leitor:
Nessa situação, parece que tanto o aço como o alumínio foram galvanizados. Caso apenas o aço tenha sido galvanizado, é melhor colocar alumínio antes:
Um texto pode apresentar outras ambiguidades que não foram descritas aqui, portanto, leia seu texto se atentando a qualquer ponto que pode ter ficado confuso. Uma segunda opinião tende a ajudar a identificar ambiguidades também e, assim, você pode reformular suas frases para eliminá-las.