Imagine se uma pessoa chegasse a você e dissesse:
Apesar de você provavelmente entender o que a pessoa quis dizer, essa fala gera um estranhamento, certo? O motivo disso é o fato de a colocação “ter classe” ter sido usada de forma inadequada neste contexto. Em geral “ter classe” significa que a pessoa é elegante e educada ou que ela entende de etiqueta. No entanto, “ter classe” foi utilizado aqui no lugar de “ter aula”, gerando certo estranhamento.
Em inglês, também temos colocações ou “collocations” como essa. Por isso, é importante se certificar de que a expressão escolhida soa natural para os nativos da língua inglesa, assim como “ter aula” soaria mais natural para nós no contexto acima. Dê uma olhada em algumas colocações comuns de artigos científicos em inglês:
Como você pode ver, colocações podem existir independente da classe gramatical das palavras. Podemos ter um verbo e um substantivo (exemplo 1), um adjetivo e um substantivo (exemplo 2) ou um verbo e uma preposição (exemplo 3), dentre outras possibilidades. Por isso, sempre pesquise se a colocação escolhida por você é comumente utilizada por nativos da língua e por estudiosos da área. Uma fonte excelente para encontrar as colocações é o https://ozdic.com/, um dicionário de colocações.