Organizando frases em língua portuguesa (sintaxe)


A sintaxe, essa palavrinha estranha para muita gente, é a forma como os elementos de uma frase* (oração) se organizam em português. Pode parecer algo teórico demais a princípio, mas, sem isso, amigo e amiga, é vírgula caindo de paraquedas em cada lugar estranho que a gente fica como?

Então, preste bastante atenção à estrutura a seguir, pois você precisará dela para entender as próximas dicas.

 

A estrutura de uma frase comum em português, então, tem sujeito (quem faz uma ação ou um processo ou experimenta um estado), verbo (a ação, o processo ou o estado) e complemento (o que recebe ou caracteriza a ação, o processo ou o estado). Na frase de exemplo, temos “cinco amigos” como sujeito, “fizeram” (verbo “fazer”) como verbo e “uma viagem” como complemento.

Esses elementos na frase estão em ordem direta, que é a forma normal das frases em português. Qualquer alteração nessa ordem coloca a frase na ordem indireta e exige a aparição de vírgulas, o que veremos na próxima postagem! Guenta aí 😉

*Para não entrarmos em aspectos mais teóricos, optamos por usar “frase” em todas as postagens referindo-nos a um enunciado com sentido completo, com uma ou mais palavras, contendo ou não verbo. Os estudos gramaticais diferenciam frase e oração, definindo oração como uma frase com verbo. Entretanto, usaremos frase nesses dois sentidos apresentados para facilitar as explicações.


Publicado em: 01 jun 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *